segunda-feira, 16 de março de 2009

Governo de SP aluga computadores para as escolas


Medida visa combater a ociosidade dos laboratórios de informática. E a falta de treinamento dos professores, quando o governo vai combater?

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo passará a ter salas de informática com equipamentos alugados. Para isso, já fechou contrato de terceirização dos serviços de locação e manutenção com as empresas que venceram a licitação: CTIS Informática e Diebold. A notícia, publicada pelo Jornal da Tarde e reproduzida no site da ABC Comunicação. Estarão contemplados os 3 mil colégios estaduais (91% da rede) que possuem salas de informática já montadas.

Com isso, segundo a reportagem, o governo entende ver solucionados dois problemas: substituição rápida de máquinas quebradas e um seguro contra furtos. Ainda como justificativa para a contratação está a “ociosidade dos laboratórios de informática”, apontada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), após consulta aos diretores de escolas.

Vale lembrar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Tudo bem que o governo quer evitar assumir riscos de perda de equipamentos por conta de vandalismos, mas justificar como forma de combater a ociosidade dos laboratórios de informática é tapar os olhos para uma outra realidade: a falta de treinamento dos professores. Sem preparo, como esses pobres coitados podem lidar com uma sala cheia de computadores e com alunos que já nasceram com talento para manuseá-los? Os mestres precisam, no mínimo, entendimento do computador no contexto de suas aulas.

Todo mundo sabe disso. E por que ninguém faz nada? Será que esse tipo de ação não dá voto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário