sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Parceria da Faber-Castell com a Unesco promove os quatro pilares da educação
A Faber-Castell e a Unesco no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil) firmam parceria para divulgar o conceito dos quatro pilares da educação disseminados pela Organização a partir do Relatório Delors, hoje uma referência em políticas públicas no âmbito da educação e cultura. Os conceitos estarão presentes nos itens que constituem os Kits Criativos produzidos pela empresa.
“A Linha Criativa da Faber-Castell sempre foi inspirada nos propósitos da Unesco , e agora tornamos oficial a parceria que promove conceitos que são a base do desenvolvimento completo de cada pessoa.”, afirma Gioji Okuhara, presidente da Faber-Castell.
Para o Representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, “a iniciativa vem contribuir com as ações educacionais da v, especialmente com relação à difusão do conceito de ‘aprender a aprender’, enquanto um desafio para a sociedade do nosso século e no marco de ações para se atingir a educação de qualidade para todos”.
Os pilares da educação propostos pela Unesco como básicos para todo cidadão do século XXI são: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver. “Eles foram elaborados com a colaboração de especialistas em educação do mundo todo e não se apóiam, exclusivamente, numa fase da vida ou num lugar único. É a educação ao longo da vida”, complementa Lourdes Atié, consultora educacional da Faber-Castell.
A linha de Kits Criativos da Faber-Castell estimula o lado criativo e artístico que toda criança possui, além de proporcionar atividade de qualidade e divertidos momentos de lazer. Os kits são compostos por vários itens e acessórios de diferentes formas, texturas e cores, que aguçam os sentidos dos pequenos e permitem que eles personalizem o objeto a seu gosto.
Os produtos oferecem ainda criações personalizadas e tornam possível a participação de toda a família. Eles estimulam o relacionamento entre pais e filhos, permitem que a criança aprenda com seus familiares e que passe mais tempo com eles.
Os quatro pilares da educação da Unesco - Aprender a conhecer: estimulando a curiosidade
Constitui-se a base da aprendizagem ao logo da vida: aprender a compreender o mundo através do prazer de conhecer e descobrir. Crianças exercitam essa aprendizagem experimentando situações ou atividades que despertem a curiosidade intelectual; que estimulem o senso crítico, que permitam compreender o real e que exercitem a atenção e a memória.
Aprender a fazer: favorecendo a experiência - Significa colocar em prática os conhecimentos. Não se restringe a preparar alguém para uma tarefa material. No caso das crianças, este pilar é concretizado em situações nas quais se sintam desafiadas a construir algo que exige elaboração de hipóteses, experimentação e capacidade para fazer e refazer de diferentes formas.
Aprender a conviver: incentivando a cooperação - A partir dele se percebem as crescentes interdependências no mundo globalizado, possibilitando a realização de projetos comuns. O confronto por meio do diálogo e da força de argumentos é um dos instrumentos indispensáveis à educação do século XXI. No âmbito infantil, são situações que colocam as crianças em atividades de grupo nas quais têm a oportunidade de valorizar aquilo que é comum a todos, respeitando as diferenças, estimulando a cooperação e aprendendo a compartilhar.
Aprender a ser: reforçando o auto-conhecimento - O século XXI necessita da diversidade de talentos. Exige de todos grande capacidade de autonomia e discernimento, juntamente com o reforço da responsabilidade pessoal, na realização de um projeto coletivo, o que confirma a necessidade de cada um conhecer a si próprio e compreender melhor o outro. A criança faz isso por meio da imaginação e da criatividade, vivendo papéis diversos para entender o mundo.
Perfil da Faber-Castell - A Faber-Castell é um grupo internacional de empresas com raízes na Alemanha, fundado por Kaspar Faber em 1761 em Stein, cidade próxima de Nuremberg. É o mais antigo fabricante de instrumentos de escrita e uma das empresas líderes na fabricação de produtos de alta qualidade para escrever, desenhar, pintar e para o desenvolvimento da criatividade.
A subsidiária brasileira é a única e maior fabricante de Ecolápis do mundo, produzindo 1.95 bilhões de Ecolápis preto e de cor ao ano. Criada em 1930, conta hoje com aproximadamente 2,5 mil colaboradores e exporta para mais de 70 países.
Unesco - É a agência das Nações Unidas que atua nas áreas de educação, ciências naturais, ciências humanas e sociais, cultura e comunicação e informação. Em educação, dá especial atenção à promoção ao direito a uma educação de qualidade para todos. Criada em 1972, a Representação da Unesco no Brasil desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os 193 Estados-Membros da Organização.
Esta notícia está publicada no site da Revista Fator.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário