Programa do MEC diminuiu de 35% para 18% o índice de repetência em cidade Carioca
O Projeto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pelo governo federal em parceria com prefeituras, produziu uma pequena revolução na cidade de Piraí, no interior do Estado do Rio de Janeiro. O município conseguiu reduzir praticamente à metade o elevado índice de reprovação escolar, que beirava os 35% e hoje está na casa dos 18%.
“O programa melhorou a auto-estima dos professores e dos alunos”, explica o professor Jocemar Rodrigues de Moraes. Diretor do CIEP municipalizado Profa. Rosa da Conceição Guedes – escola onde a iniciativa foi implantada como piloto, há um ano e meio – ele falou, em entrevista a Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, sobre as mudanças importantes que ocorreram na cidade.
A partir da implantação do Projeto UCA na primeira escola, a prefeitura resolveu expandir a iniciativa. Hoje, todos os mais de 5 mil alunos da rede municipal têm acesso a um computador por aluno, em unidades escolares com acesso integral à banda larga. “Nós somos o único município inteiramente digital do mundo ”, destaca Jocemar.
A cidade de Piraí acabou sendo escolhida para ser uma das quatro que integram o UCA – ao lado de São Paulo, Porto Alegre e Palmas – por conta de uma situação peculiar. Piraí desenvolve, desde 1997, o projeto Piraí Digital, criado como opção para enfrentar o problema do desemprego decorrente da privatização da Light, que empregava 1.200 pessoas no município.
Desde o início de seu funcionamento, em 2004, projeto Piraí Digital conseguiu atrair empresas de tecnologia, gerar emprego e renda. Tornou-se referência internacional e incluiu Piraí no Prêmio Top Seven Intelligent Communities – As 7 cidades mais inteligentes do mundo -, conquistado em 2005.
Fonte: Conversa Afiada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário